O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) assegura, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ensino e a investigação em áreas exteriores às ciências fundamentais e às engenharias, dando, assim, aos nossos alunos uma formação estruturada na área das ciências sociais aplicadas, que passa por competências nos campos das relações entre ciência/tecnologia/sociedade (história, filosofia sociologia e pensamento contemporâneo) da ética, da organização do trabalho e da economia, gestão e empreendedorismo e ciências da educação. Especificamente, pretendemos oferecer aos alunos um conjunto de competências que lhes permita compreender a complexidade das sociedades contemporâneas, nomeadamente pelo desenvolvimento de:
O DCSA está organizado em quatro áreas científicas - Ciências e Tecnologias da Educação e da Formação, Economia e Gestão, História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia e Sociologia Industrial. A existência no campus da FCT/UNL de um departamento com múltiplas valências no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas é um traço distintivo da nossa escola, único no país, que se reflecte nos curricula dos cursos que, assim, facilmente respondem às directrizes internacionais mais recentes do ensino das ciências e das engenharias que apontam para um reforço das disciplinas “não-técnicas”.
No plano da docência, o DCSA lecciona disciplinas em todas as Licenciaturas da FCT/UNL e é responsável por Mestrados e Programas Doutorais nas áreas da História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia, Avaliação de Tecnologia e Ciências da Educação. Todos os docentes do DCSA são especialistas nas respectivas áreas, com currículos cuja qualidade é reconhecida nacional e internacionalmente.
No plano da investigação, os docentes e investigadores do DCSA integram unidades de investigação reconhecidas pela FCT/MCE, estando envolvidos em projectos nacionais e internacionais. Os membros do DCSA pertencem, muitas vezes na qualidade de membros de comités executivos e editoriais, a sociedades científicas reputadas e mantêm uma actividade de publicação e edição de livros e revistas de especialidade, portuguesas e estrangeiras.