O CIUHCT, uma das unidades de investigação do DCSA, através do seu projecto de investigação "Anthropolands - Engineering the Anthropocene: The role of colonial Science, Technology and Medicine on changing of the African landscape" (Maria Paula Diogo, PI e M. Luísa Sousa), juntamente com as redes de investigação “EurReS - Challenging Europe: Technology, Environment and the Quest for Resource Security” (Matthias Heymann, PI) e “GREASE - Global Resources and Sustainability of European Modernization, 1820-2020” (Erik van der Vleuten, PI e Frank Veraart) organizou o workshop "Resources, Infrastructures and the Anthropocene: Dialogues between the Global-North and the Global-South", que teve lugar na sala Ágora da FCT, de 18 a 20 de Setembro de 2019.
Estas redes e projectos fazem parte da rede Tensions of Europe (da qual o CIUHCT é parceiro) e do seu programa de investigação "Technologies, Environment and Resources".
O workshop teve como objectivo ser sobretudo um espaço de discussão de estudos de caso, metodologias, conceitos e abordagens com vista ao estabelecimento de colaborações futuras para o estudo das cadeias globais de recursos e do papel das infraestruturas na era do Antropocénico, tendo em vista os entre-cruzamentos das histórias conectadas do Sul e Norte globais. Contado com mais de trinta investigadores provenientes da Europa, das Américas do Norte e Latina, de África e da Ásia, o workshop foi um sucesso nos seus propósitos.